quarta-feira, 2 de julho de 2008

"Sentimental"

Mulheres têm sentimentos. Mulheres exibem seus sentimentos. Mulheres falam sobre sentimentos.
Homens não falam sobre sentimentos. Homens fingem que não têm sentimentos. Isso não quer dizer que não os tenham.

Falo com a autoridade de quem, do alto do poço de sua maturidade, sofre do mesmo mal.
Males que vêm da infância. Nunca ousei reclamar, xingar, lamuriar ou exibir meus dotes sentimentais; nem em casa, nem na escola, nem com pais, amigos, etc.
Quando criança meu esconderijo secreto atrás do sofá era facilmente descoberto e a angústia precisava ser interrompida.
Tive que aprender uma nova técnica. Era-me conveniente entrar no banheiro, enquanto minhas lágrimas confundiam-se com as do chuveiro.

Não que eu tivesse uma infância sofrida. Nunca passei fome, nunca tive que trabalhar, nunca sequer me deram umas boas e merecidas surras. Passei por diversas casas, com gente diversa e amigos diversos em cidades diversas, mas o velho hábito não mudou e a velha armadura sempre se fez presente.
Talvez brincar de boneca e casinha sejam as soluções encontradas pelos pais para tornarem as mulheres prodigiosas artífices do sentimento. Os carrinhos com os quais brinquei não tinham muito sentimento infiltrado em seus motores.

Esconder-se talvez seja a única coisa que resta a um homem inundado de sentimentos.

2 comentários:

Sidney Andrade disse...

Tão dura a armadura que teve que esconder-se em DUAS aspas na iminência de o título do texto te denunciar.
Nem sempre o choro é a denúncia de um sentimento. Quase sempre, mas não sempre. Às vezes o riso o é.
Samelly Xavier um dia me disse que o riso é democrático, mas o choro é aristocrático. Sentimentos de rir e chorar são quase sempre parecidos, o que muda é pra quem você decide os dedicar.
Também não costumo chorar "em público".
Abraço.

Anônimo disse...

Só por ter tido a coragem de assumir você já mostra que é um grande homem.
Pra ter uma idéia, eu, cá do alto dos meus 45 ainda choro feito um bebê desmamado.
Aliás, tô mais pr'aquela canção do ZéCabilêra "ando tão à flor da pele..."
Beijo de novela não tem me feito chorar, mas desgraça televisiva sim.
Valeu!